Regulamento

Criar uma Loja Virtual Grátis
Regulamento

REGULAMENTO INTERNO PARA 4ª EDIÇÃO

CAMPEONATO INTERZONA DE MALEMBO EM FUTEBOL 11 - AMADOR

 

DOS ASSOCIADOS

Art. 1º – O Campeonato será disputado por 12 (doze) equipas, distribuídas em dois grupos A e B, no período de 07/11/2020 a 10/01/2021 (Previsão).

DA FORMA DE DISPUTA

Art. 2º – O Campeonato será disputado com equipas jogando em jogos eliminatórios, no sistema ida e volta (fase de grupos).

 

DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Art. 3º – Ocorrendo empate em números de pontos ganhos entre duas, serão aplicados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:

1º) Maior número de pontos;

2º) Confrontos directos;

3º) Maior saldo de golos;

4º) Menor número de gols sofridos;

  • 1º – Em caso de empate em todos os critérios, a decisão dar-se-á pela cobrança de tiros livres diretos da marca do penalty, na forma prevista pela FIFA para as competições internacionais.

 

DA TABELA DOS JOGOS

Art 6º – As partidas serão realizadas nos campos a ser indicados, nos seguintes horários: 13:00h e 15:00h, aos fins de semana e às quartas e quintas ou mesmo aos feriados.

  • 1º – Haverá tolerância de 30 (trinta) minutos para o início de todas as partidas.

Art 7º – Ordenamento dos jogos será feito por sorteio, e estará disponível no grupo do campeonato – facebook (campeonato Interzona de malembo -CIMF) e em Comunicados.

 

DA INSCRIÇÃO, REGISTRO E CONDIÇÃO DE JOGO

Art. 8º – Limitação de 30 (trinta) atletas inscritos. Acima disso, não será concebível.

  • Todos os jogadores exceptos dirigentes são vinculados pelo clube que são inscritos.O clube tem poder sobre o jogador, sendo este dependente do clube em que se alistou. Esta regra foi aplicada desde a segunda edição deste campeonato/2019, pelo que, nenhum jogador mudará de equipa sem que seja por ordem de sua equipa de origem, via transferência;

 

  • 2º Somente serão permitidas inscrições de atletas nos dias normais de expedientes (segunda à sexta).

Art. 9º – Observadas as disposições do Regulamento, o prazo de inscrição terminará no dia 25/10/2020, isto é, para a 1ª Inscrição.

  • 1º – Não serão permitidas transferências no decorrer do campeonato. Somente nas pausas (antes do início e na pausa da Liga).

 

  • O jogador emprestado, após cumprido o período contratual, poderá regressar à sua equipa de origem automaticamente sem quaisquer regalias administrativas.

Art. 10º – Para que seja concretizada a inscrição de um atleta no campeonato, a agremiação entregará até o início do campeonato, a ficha de inscrição devidamente preenchida, impressa, com a assinatura do director responsável da equipa, com os cartões de identidades de seus atletas que estarão no valor de 400,00 Akz para o 1º período de Inscrição e no 2º o cartão é no valor de 500,00 Akz. Isto vale também para os dirigentes.

Art. 11º – A taxa de inscrição da Equipa será de 30.000,00 Akz.

 

DOS UNIFORMES

Art. 12º – Os uniformes serão completos e numerados. O do goleiro deverá ser diferenciado em cor dos jogadores de linha de ambas as equipas e equipa de arbitragem.

Art. 13º – Os atletas devem estar calçados e com meias.

Art. 14º – As equipas poderão entre si, em comum acordo, decidir as cores dos uniformes que serão usados nas partidas que disputam entre si, para evitar conscidências de cores.

  • 1º – Em caso de não se chegar a um acordo, a decisão final será da direção do campeonato.

 

DAS PARTIDAS

Art. 15º – Cada vitória valerá 03 (três) pontos, o empate 01 (um) ponto e a derrota 00 (zero) ponto.

Art. 16º – Cada partida terá duração de 90 (Noventa) minutos, divididas em 02 (dois) tempos de 45 (quarenta e cinco) minutos, com intervalo de 10 (dez) minutos, com as paragens se necessária, de 01 (um) minuto, para hidratação (breaktime), o(s) qual(ais) deverá(ão) ser acrescentado(s) nas compensações e neutralizações.

Art. 17º – A equipa somente iniciará a partida com o mínimo de 07 (sete) atletas.

  • 1º – Após início da partida, a equipa com menos atletas somente pode completar o número de jogadores no campo de jogo, não sendo permitido suplentes, até o início do segundo tempo.
  • 2º – A equipa que ficar com quantidade de atletas insuficientes para continuação da partida, será considerada perdedora e consequentemente será incluída no artigo 18º, parágrafos 1º e 2º.

 

Art. 18º – As equipas que não estiverem em campo no horário previsto com o mínimo de jogadores, ficarão obrigadas a efectuar pagamento de arbitragem da partida a 100%. Em caso de repetição do mesmo comportamento, a equipe estará sujeita a uma multa.

  • 1º A vitória automática será computada como 3 a 0.
  • 2º – A equipa infratora perde qualquer tipo de vantagem.

 

 

Art. 19º – A equipa que for a jogar em casa é responsável da demarcação do campo, das bolas suficientes para a realização do jogo e da água para a equipa de Arbitragem.

Art. 20º – As equipas devem pagar a quantia, a título de despesas de arbitragem, no valor de Akz 2.000,00 (Dois Mil Kwanzas) cada por jogo. O valor deve ser pago ANTES do Início do jogo ou ANTES do início da 2ª parte do jogo.

  • 1º O pagamento da taxa deverá ser feito diretamente para o 4ª árbitro, no campo de jogo;
  • 2º Somente após o pagamento, o árbitro Principal poderá começar o jogo.
  • 3º Somente poderão estar inscritos ao Boletim do jogo, atletas com cartão da competição, com a própria foto de foto 3×4 recente.

Art. 21º – A suspensão da partida somente poderá ser decidida pela direção do campeonato que esteja presente e o árbitro.

  • 1º Nova data para realização da partida e demais condições, serão definidas pela direção do campeonato.
  • 2º A nova partida continuará a partir do momento em que foi paralisada, prevalecendo o placar e as mesmas substituições que por ventura tenha sido realizada.

Art. 22º – Será permitida substituição de 05 (cinco) atletas.

Art. 23º – Nos bancos de suplentes somente poderão permanecer até 07 (sete) atletas e 04 (quatro) integrantes da comissão técnica a saber, Treinador Principal, Treinador Adjunto, Delegado ao Jogo e Tc. de Saúde/Massagista, todos devidamente identificados com documento oficial da Liga com foto.

 

REGRAS DO JOGO

Art. 24º – Demais regras do jogo não citadas nesse regulamento, serão aplicadas de acordo com as normas da International Board/FIFA.

 

DAS PENALIDADES E DOS CARTÕES

Art. 25º – Haverá suspensão de um jogo para atletas que acumularem 03 (três) cartões amarelos ou 01 (um) vermelho originado de 02 (Dois) amarelos do mesmo jogo, que serão cumpridas na partida subsequente.

  • 1º – A suspensão pelo 3º amarelo pode ser convertida em multa de Akz 000,00 (Mil Kwanzas), permitindo assim que o atleta infrator tenha condições de jogo.

Art. 26º – A partir dos 4ºs de Final serão zerados os cartões amarelos, desde que não seja o terceiro, que, obrigatoriamente, será cumprido à suspensão automática. Os cartões amarelos aplicados durante os 4ºs de Final, nas semifinais e finais serão considerados.

 

PUNIÇÕES

Art. 27º – O jogador ou técnico expulso ou afastado de campo estará automaticamente suspenso na partida seguinte. Em caso de reincidência, as punições serão em dobro e se houver a terceira punição, será eliminado do restante do campeonato, tendo sua punição.

Art. 28º – O jogador, técnico ou dirigente, mesmo fora de campo, uniformizado ou não, inscrito no campeonato ou identificado com cargos de direção do time, que for expulso ou citado no Boletim do Jogo por tentativa de agressão, ameaça física ou verbal aos árbitros, auxiliares, ou membros da comissão, será punido com 2 (Dois) jogos mais multa de Akz 5.000,00 (Cinco Mil Kwanzas). A punição é igual ao jogador ou técnico que tiver cartão vermelho directo. Caso se consume a agressão física, será suspenso ad eternun das competições organizadas por essa direção. O infrator poderá ser conduzido às instâncias Policiais ou Militares, onde a organização registrará o Boletim de Ocorrência.

Art. 29º – Perderá os pontos da partida, em caso de vitória ou empate, a equipa que colocar em campo jogadores que não estejam de acordo com as normas deste regulamento.

  • 1º – A equipa infratora estará até ao ponto de ser ELIMINADA do campeonato.

Art. 30º – O atleta que estiver participando de uma partida e abandonar a mesma, por indisciplina, será citado no Boletim do Jogo e mesmo que não receba o cartão vermelho, terá punição idêntica.

Art. 31º – O pagamento das multas decorrentes de punições de atletas e/ou dirigentes são de responsabilidade dos mesmos, ficando a agremiação obrigada a recolher os valores para entregar na reunião posterior a partida realizada.

 TAXAS (Akz)

1- GERAIS

1.1 – Cartão do jogador e do dirigente – 400,00 Akz  e 500,00 Akz (1º e 2º período de inscrição respectivamente)

1.2 – Despesa de Arbitragem por equipa em cada jogo – 2.000,00 Akz

 

2- ATLETAS

2.1 – 2 Cartões Amarelos = Cartões   – 2.000,00 Akz

2.2 – Cartão Vermelho  Directo – 5.000,00 Akz

2.3 – Reincidência de expulsão ou suspensão – a ser definida

2.4 – Eliminação – ... ...

2.5 – Transferência

2.5.1 – Negociação por Empréstimo de um jogador – de 00,00 Akz até 8.000,00 Akz

2.5.2 – Negociação por Definitivo de um jogador – de 00,00 Akz até 15.000,00 Akz

 

3 – DIRIGENTES E TÉCNICOS

3.1 – 2 Cartões Amarelos = Cartões   – 2.500,00 Akz

3.2 – Cartão Vermelho Directo – 5.000,00 Akz

3.3 – Reincidências de expulsão ou suspensão – a ser definida

3.4 – Eliminação – ... ...

 

4 – AGREMIAÇÃO

4.1 – Multa de Equipa com Falta de Comparência – 3.000,00 Akz

4.2. – Multa de Equipa com Falta de Comparência pela 2ª vez - Expulsão

 

PREMIAÇÕES

Art. 32º – Ao campeão será conferida a premiação monetária que será definida antes das Meias Finais, com Cerificado e troféu.

Art. 33° – Ao vice-campeão será conferido um valor monetário inferior ao do Campeão, com certificado.

Art. 34° – Ao 3º Colocado será conferido um valor monetário inferior ao do Vice-Campeão, com certificado.

Art. 35° – Ao 4º Colocado será conferido um valor monetário inferior ao do 3º Colocado, com certificado.

Art. 36° – Todas as equipas participantes do Campeonato serão conferidos certificado por participação.

Art. 37° – Premiações individuais:

1º Melhor Jogador: Valor + Certificado (atribuído ao que tiver mais pontos em Homem do Jogo).

2º Melhor Marcador: Valor + Certificado

3º Melhor Guarda-redes: Valor + Certificado (atribuído ao que menos golo sofrer observando o número de jogos feitos).

4º Melhor Treinador: Valor + Certificado (atribuído ao treinador campeão).

 

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 38º – As associações que tenham concordado em participar da competição reconhecem a legitimidade do presente regulamento e o aprovam integralmente, sem restrições.

Art. 39º – A Direção é responsável pela organização, realização e elaboração do regulamento e tabela do campeonato.

Art. 40º – Este regulamento será  discutido e aprovado, por unanimidade, em reuniões realizadas antes do início da campeonato, quando então, passará a vigorar de forma definitiva.

Art. 41º – Casos omissos ao regulamento serão decididos pela Direção do Campeonato.

 

Malembo/Cabinda, Junho de 2020.

Mr. Ben Issambo (Presidente da Direção do CO-CIMF)